Como verificar vazamentos?
Siga passo a passo este procedimento para saber se existe algum vazamento em sua casa:
1º - Antes de dormir, e depois que todos já tiverem utilizado a água, anote os números pretos e vermelhos que aparecem no hidrômetro. Não feche o registro;
2º - No dia seguinte, antes de utilizar a água, devem ser anotados novamente os números.
Se houve alteração, pode existir vazamento ou alguém utilizou água durante a noite. Repita esse procedimento várias noites. Se a alteração sempre for significativa, é porque provavelmente há vazamento.
Quais são os locais mais comuns de vazamento?
- Vasos sanitários
- Tubulação entre o hidrômetro e a caixa d´água
- Ladrão da caixa d´água
- Torneira com água ligada diretamente da rua pode gastar até o dobro do que uma torneira ligada com água da caixa, por causa da pressão;
- Piscina, seja de montar ou não, aumenta o consumo;
- Se você ainda não tem caixa d´água e quer economizar, instale uma;
- Nunca utilize o esguicho como vassoura.quando lavar o quintal ou a calçada;
- Mantenha a torneira fechada na hora de escovar os dentes ou de se barbear;
- Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;
- Se não tiver como evitar de lavar seu carro, use um balde e um pano e nunca o esguicho;
- Se notar algum vazamento, conserte-o o mais rápido possível; lembre-se que uma torneira pingando desperdiça muita água.
Manter a caixa d'água limpa é manter a qualidade da água que o SAAE leva até a sua casa. Uma garantia de saúde para você e sua família. Caixas d'água em más condições podem criar um meio propício ao desenvolvimento de microorganismos não encontrados na água tratada. Para resguardar a qualidade da água, recomenda-se a limpeza e a desinfecção semestrais da caixa d'água.
Cuidados com a rede de esgoto da sua casa:
Em casa
Construir corretamente a caixa de gordura - que recebe a água da cozinha - e também a caixa de passagem - que recebe as águas do banheiro e do tanque - é viver com mais saúde, mais higiene e mais conforto.
No banheiro
Aqui você também precisa ter muito cuidado. Toco de cigarro, absorvente, papel, grampo, camisinha e outros objetos devem sempre ser jogados no lixo e não no vaso sanitário. Com isso, você estará colaborando para o bom funcionamento da rede de esgoto da sua casa e evitando os transtornos causados pelo seu entupimento.
Na cozinha
Jogue cascas de frutas e legumes, restos de verduras e sobras de comida no lixo, e não na pia. Fazendo isso, você estará evitando entupimentos na rede de esgoto da sua casa.
Na caixa de gordura
Ela também exige cuidado especial. Verifique, mensalmente, o estado da caixa de gordura. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, ela deve ser retirada, colocada em um saco plástico e em seguida jogada no lixo. Agindo assim você evitará entupimentos, transbordamentos, mau cheiro e outros aborrecimentos.
No tanque
Você também deve ter alguns cuidados. Use sempre o ralinho ou a grade de proteção para que pequenas peças de roupa não entrem pelo esgotamento do tanque, provocando entupimento na rede de esgoto.
Tubulação para o escoamento da água de chuva
Jamais deve ser ligada à rede de esgoto. O aumento do volume de água escoando dentro da rede de esgoto arrebenta o encanamento e pode provocar refluxo do esgoto para dentro da sua casa ou de quem mora nas partes mais baixas da cidade. O destino da água de chuva é a rede pluvial. Se não houver rede pluvial, a água de chuva deverá escoar para a rua.