Verificando vazamentos
Como verificar se há vazamentos?
Siga passo a passo este procedimento para saber se existe algum vazamento em sua casa:
1º - Antes de dormir, e depois que todos já tiverem utilizado a água, anote os números pretos e vermelhos que aparecem no hidrômetro. Não feche o registro;
2º - No dia seguinte, antes de utilizar a água, devem ser anotados novamente os números.
Se houve alteração, pode existir vazamento ou alguém utilizou água durante a noite. Repita esse procedimento várias noites. Se a alteração sempre for significativa, é porque provavelmente há vazamento.
Como fazer um teste de vazamento em instalações hidráulicas domiciliares (tubulação do hidrômetro até a caixa d'água - trecho pressurizado)
- Interrompa a entrada de água no reservatório domiciliar(caixa d'água). Este procedimento pode ser realizado fechando um registro ou amarrando a boia na posição fechada.
- Feche as torneiras, não utilize os sanitários e certifique-se de que não haja consumo de água em nenhum ponto do imóvel.
- Nesta condição, o hidrômetro não deve apresentar consumo de água. O poteiro e os demais mecanismos devem estar totalmente parados.
- Se houver movimento do ponteiro ou outro mecanismo, mesmo que devagar, está passando água pelo hidrômetro, fato que comprova a existência de vazamento no trecho pressurizado.
- Um exemplo dos principais pontos de vazamentos de água encontrados é no vazo sanitário. Os procedimentos para a identificação de vazamento em válvulas de descaras e caixas acopladas são os seguintes:
* Retire toda a água de dentro do vase sanitário até que fique bem seco.
* Guarde uns 30 minutos e verifique se há água depositada no interior do vaso.
* Caso haja água acumulada, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Quais são os locais mais comuns de vazamento?
- Vasos sanitários.
- Tubulação entre o hidrômetro e a caixa d´água.
- Ladrão da caixa d´água.
- Torneira com água ligada diretamente da rua pode gastar até o dobro do que uma torneira ligada com água da caixa, por causa da pressão;
- Piscina, seja de montar ou não, aumenta o consumo;
- Se você ainda não tem caixa d´água e quer economizar, instale uma;
- Nunca utilize o esguicho como vassoura quando lavar o quintal ou a calçada;
- Mantenha a torneira fechada na hora de escovar os dentes ou de se barbear;
- Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;
- Se não tiver como evitar de lavar seu carro, use um balde e um pano e nunca o esguicho;
- Se notar algum vazamento, conserte-o o mais rápido possível; lembre-se que uma torneira pingando desperdiça muita água.
Conserto de um vazamento
- Caso seja confirmado a existência de vazamentos nas instalações hidráulicas prediais, a recomendação é que o reparo seja providenciado com urgência e por profissionais qualificados.
Após o reparo do vazamento
- Após a realização e confirmação que não existem mais vazamentos nas instalações hidráulicas prediais de seu imóvel, anote a leitura do hidrômetro por 5 (cinco) dias seguidos, no mesmo horário. Com a sequência de leituras que comprova que o consumo voltou para a média anterior ao vazamento, procurar a concessionária de saneamento.